NOTÍCIAS - NEWSLETTER
CENTENÁRIO DA LOJA COSMOS Nº8
MANILA - FILIPINAS

Emissão: 13.2.2017

 

25  Anos da AR.L.S.
Estrela do Xingu Nº 69
Or. São Félix do Xingu-PA
Lançamento: 9 de Junho,
São Félix do Xingu-PA
Emissão: Correios
Arte e Personalização: ABFM

______________

HOMENAGEM AOS 300 ANOS DE MAÇONARIA

 GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA

EMISSÃO CORREIOS ATRAVÉS DA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA MAÇÔNICA

LANÇAMENTO DIA 23.6.2017 - 20H00 - NO BANQUETE RITUALÍSTICO ANUAL PROMOVIDO PELA
LOJA MUTIRÃO Nº11 (GLMDF)-BRASÍLIA-DF

FAÇA SUA RESERVA NO SITE:
 www.filateliamaconica.org/loja
 PERSONALIZADO- PRÉ-VENDA
PAGUE NO DIA DO LANÇAMENTO
DISPONÍVEL APENAS EM FOLHAS
Arte e Personalização: ABFM

*************

300 ANOS DA
GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA
E DA MAÇONARIA INGLESA

 

 

                             




                                                  

 

 

 

 

 

 

 

 

FILATELIA MAÇÔNICA
NO XINGU

 A ARLS Estrela do Xingu - Or. De São Félix do Xingu-PA, antevendo os preparativos comemorativos do seu Jubileu de Prata, promoveu no último dia 4/11 uma palestra sobre Filatelia Maçônica, o palestrante foi o Ir. Anselmo Costa (Brasília-DF), Presidente da Associação Brasileira de Filatelia Maçônica, entidade que estar incumbida de preparar as peças filatélicas e o selo comemorativo alusivo ao evento, para a sua emissão através dos Correios, o evento será realizado no mês de junho de 2017.

EM JULHO TEMOS DOIS

 LANÇAMENTO DE SELO PERSONALIZADOS:

50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA CMSB



E

 XLV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CMSB

LOCAL DE LANÇAMENTO: MACEIÓ-AL

 

 COMAB - GOP
GESTÃO 2016-2017
Data de Emissão:  03/06/2016
Na
 Sede da Assembleia Legislativa
Curitiba-PR

Recebemos de Paulo Sampaio,(Curitiba-PR)algumas peças filatélicas da Temática Maçônica,  entre  ais quais destacamos esta  emissão que comemora a gestão 2016/2017.                                                    Anselmo Costa

 

LANÇAMENTO

GRANDE LOJA DE SANTA CATARINA

comemora Jubileu de Brilhante com Selo e Carimbo

Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo foram lançados pela Diretoria Regional dos Correios em Santa Catarina, para comemorar os 60 anos da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC) em 23/04/2016. As peças filatélicas foram obliteradas no Templo da Grande Lojade Santa Catarina, em Florianópolis/SC

O lançamento foi conduzido pelo Diretor Regional de Santa Catarina,
 Édio Augusto da Silva, e contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre da GLSC, João Eduardo Noal Berbigier, do Presidente da Associação Brasileira de Filatelia Maçônica (ABFM), Anselmo Costa. Participara da obliteração membros da Maçonaria Catarinense, Brasileira e Interamericana.

O Grão-Mestre da GLSC, João Eduardo
Noal Berbigier
  apresenta peça filatélica obliterada junto ao Diretor Regional de SC, Édio Augusto da Silva , e ao
Presidente da ABFM, Anselmo Costa.

SELO  E CARIMBO COMEMORATIVO

AOS

60 ANOS DE FUNDAÇÃO DA

GRANDE LOJA DE SANTA CATARINA

 

 

 

MAIS UM LANÇAMENTO MAÇONARIA

SERRA LEOA  -  2016

MOZART 260 ANOS

 

LANÇAMENTO

REP. DO GUINÉE 2016

OS GRANDES DA MAÇONARIA

LA FAYETTE


 

 

 A Construção Social Pelo Exemplo

1956   -   2016

60 ANOS

Grande Loja de Santa Catarina
Histórico de Fundação


A semente foi lançada nos idos de 1855, por imigrantes alemães e suíços,  que fundaram, então, a Loja “DEUTSCH FREUNDSCHAFT” (Amizade Alemã). Em 1856, Obreiros desta primeira Loja, fundaram a Loja “ZUM SÜDLICHEN KREUZE” (Ao Cruzeiro do Sul), ambas no Oriente de Joinville. Logo em 1859, houve uma fusão dessas Lojas, que passaram a adotar o título de “AMIZADE AO CRUZEIRO DO SUL”. Estas Lojas estiveram filiadas à Grande Loja de Hamburgo-Alemanha, Grande Oriente do Brasil, Rio de Janeiro e Grande Loja do Rio Grande do Sul. Com uma história quase centenária, 86 anos de atividade maçônica no solo catarinense, seus Obreiros participaram da fundação da Grande Loja de Santa Catarina, juntamente com os Irmãos das Lojas Acácia Itajaiense, Presidente Roosevelt, 14 de Julho, Cruzeiro do Sul e Fraternidade Blumenauense. Esse fato ocorreu em 21 de abril de 1956, em ato presidido pelo Irmão Fernando Vieiro, então Grão-Mestre da Grande Loja do Rio Grande do Sul, durante sessão realizada no templo da Loja 14 de Julho, em Florianópolis. (texto extraído do site http://www.mrglsc.org.br/grande-loja/)

 

6 DE FEVEREIRO DE 2004

UMA DATA PARA NÃO SER ESQUECIDA.

HOJE COMEMORAMOS

12 ANOS DE FUNDAÇÃO DA

ABFM

A

LOJA MAÇÔNICA MÁRIO BEHRING Nº 19 COMEMORA 35 ANOS  COM SELO .

Os Correios do Distrito Federal lançaram no dia  19/12 um selo em comemoração  aos 35 anos  da Loja Maçônica Mário Behring  Nº19 (GLMDF) de Taguatinga.

O selo foi obliterado pelo VM da Loja e  autoridades  convidadas, e o evento contou com a participação de integrantes da  Maçonaria  Brasiliense e da Associação Brasileira de Filatelia Maçônica .

Anselmo Costa (AIJP: 1935)

    

Selo emitido pelos Correios em  homenagem aos
 30 Anos de fundação  da
         
 ARLS UNIÃO E FIDELIDADE Nº 79.            

   A  peça filatélica retrata o edifício da Loja, fundada em 1985, no OR. de Assis – SP.  Jurisdicionada a GLESP, trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceito, sua sede estar localizada na Rua João Jardim A. Pereira, Jardim Europa.

 Recebemos esta bela peça filatélica de nosso Ir. Dr. Josè Eduardo Cimó (Membro da ARLS União e Fidelidade Nº 79. ( Cimó é um dos grandes colecionadores brasileiro da Filatelia Temática Maçônica)

Anselmo Costa (AIJP: 1935)

CAPÍTULO MUTIRÃO SOCIAL Nº 755 - ORDEM DEMOLAY

  5º ANO DE MUITO LABOR !

 

SELO COMEMORA OS 20  ANOS DA

 ARLS BRUSQUE  DEUTSCHE LOGE Nº 59

BRUSQUE-=SC

Recebemos do nosso associado Paulo Sampaio as emissões  comemorativa aos 10 ANOS  de fundação da A.R.L.S. NOVOS TEMPOS nº129

.

A A.R.L.S. Novos Tempos No. 129 foi fundada em 04 de maio de 2005, sob os auspícios do Grande Oriente do Paraná - GOP. Seus membros trabalham sob o ritual de Emulação (Emulation Working), são reconhecidos pelo engajamento e presença constante nas ações promovidas pela Maçonaria Paranaense.

Fonte: Paulo Eduardo Sampaio Silva
Membro da ARLS  Novos Tempo
Sócio da ABFM

25 ANOS DO GRANDE ORIENTE DO URUGUY
EMISSÃO:  17.8.2015
TIRAGEM 15.000

XVI MOFILMA
MOSTRA FILATÉLICA MAÇÔNICA

 
Durante  a XVI   Edição da  MOFILMA - MOSTRA FILATÉLICA MAÇÔNICA realizada  em São Paulo capital, recebemos, esta linda folha de selos que comemora os 30 anos da GLOMARON, das mãos do   Ir.  Juscelino Moraes do Amaral  Grão Mestre  da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia .

Os nossos associados que ainda não tem este selo, nos solicitem que será enviado uma quadra gratuitamente ( enviar um envelope já selado e com endereço para o envio)

 

 

XVI  MOFILMA

                    MOSTRA FILATÉLICA MAÇÔNICA

A ABFM promove com o apoio dos Correios, Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e  GLESP -  Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo,  a XVI   Edição da  MOFILMA - MOSTRA FILATÉLICA MAÇÔNICA, POR OCASIÃO DA  REALIZAÇÃO DA

XLIV  ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CMSB-  2015 - SOB OS AUSPÍCIOS DA GLESP, COM O TEMA: MAÇONARIA-A UNIVERSALIDADE ATRAVÉS DO SELO POSTAL. COLEÇÃO DO ACERVO O FILATELISTA E EDITOR ANSELMO COSTA (BRASÍLIA-DF).

A COLEÇÃO É COMPOSTA DE ' 608 '  PEÇAS FILATÉLICAS,  ENTRE SELOS,  BLOCOS, ENVELOPES COMEMORATIVOS (FDC),  PROVAS, VARIEDADES E DOCUMENTOS FILATÉLICOS. EMISSÕES DE 62 PAÍSES, DISTRIBUÍDOS EM ' 285 ' FOLHAS (A4), ACOMPANHADOS  DE BREVES TEXTOS SOBRE OS MOTIVOS MAÇÔNICOS DE SUAS EMISSÕES, POR, CORREIOS POSTAIS (MUNDIAIS).

Local:Local: Pavilhão da Bienal Ibirapuera –
1º Pavimento
Endereço: Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3 – Ibirapuera, São Paulo
Horário: 10H00 ÁS 17;00
Dias: 10,11,12,13 de julho de 2015

 

  MEMBRE D’HONNEUR

 Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture.

  

O Acadêmico Ir.’. Gilvaldar Monteiro foi o portador e da entrega do  Diploma e Medalha em ouro  de MEMBRE D’HONNEUR , que foram outorgadas a Anselmo Costa (Presidente da ABFM), pela: Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture.
Fondée le 25 Octobre 1995 Régie par la loi du Premier Juillet 1901 – Décret du 16 août 1901 Déclarée à la Préfecture sous le numéro d’ordre 95/4014 numéro de dossier 1227708P Siège social : 40, Av. de Saint Mandé – 75012 – Paris/ France -Site: www.divineacademie.org

 


 

O selo comemora 135 anos desde a fundação da
a Grande Loja Nacional da Romênia.

Mais uma linda emissão  na
Temática  Maçônica
dos  Correios Romeno

 

SÃO PAULO RECEBE  A

    XVI  MOFILMA

                    MOSTRA FILATÉLICA MAÇÔNICA

A ABFM promove com o apoio dos Correios, Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e  GLESP -  Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo,  a XVI   Edição da  MOFILMA - MOSTRA FILATÉLICA MAÇÔNICA, POR OCASIÃO DA  REALIZAÇÃO DA XLIV  ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CMSB-  2015 - SOB OS AUSPÍCIOS DA GLESP, COM O TEMA: MAÇONARIA-A UNIVERSALIDADE ATRAVÉS DO SELO POSTAL. COLEÇÃO DO ACERVO DO FILATELISTA E EDITOR ANSELMO COSTA (BRASÍLIA-DF).

 A COLEÇÃO É COMPOSTA DE ' 608 '  PEÇAS FILATÉLICAS,  ENTRE SELOS,  BLOCOS, ENVELOPES COMEMORATIVOS (FDC),  PROVAS, VARIEDADES E DOCUMENTOS FILATÉLICOS. EMISSÕES DE 62 PAÍSES, DISTRIBUÍDOS EM ' 285 ' FOLHAS (A4), ACOMPANHADOS  DE BREVES TEXTOS SOBRE OS MOTIVOS MAÇÔNICOS DE SUAS EMISSÕES, POR, CORREIOS POSTAIS (MUNDIAIS).

Local:Local: Pavilhão da Bienal Ibirapuera –
1º Pavimento
Endereço: Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3 – Ibirapuera, São Paulo
Horário: 10H00 ÁS 17;00
Dias: 10,11,12,13 de julho de 2015

 

APLM

ACEDEMIA PARAIBANA DE LETRAS MAÇÔNICAS
 CELEBROU 10 ANOS DO SEU ESPAÇO PRIVILEGIADO
PARA A LITERATURA MAÇÔNICA.

EMISSÃO POSTAL COMEMORATIVA AO 10º ANIVERSÁRIO

 

 

                    EMISSÃO COMEMORATIVA AO CINQUENTENÁRIO DA
 LOJA MAÇÔNICA LUZ E FRATERNIDADE
Distrito Federal

               

 

                   "Maçonaria no Brasil - Fatos Históricos",

Estou montando um quadro para exposição sobre a "Maçonaria no Brasil - Fatos Históricos", iniciando com a "Inconfidência Mineira" até a "Proclamação da República"
 e outros fatos importantes na História do Brasil.

Att.
Ronaldo
Contato: ronaldo.franklin.pereira@gmail.com

                  

                  Prova para o processo de formatação..

                                         St. Kitts

               

     St. Kitts -  Série de 1985  - Loja Maçônica Monte das      Oliveiras -  Comemora os 150 anos de  fundação..

Emitidas série de emissões perfuradas e imperfuradas, provas imperfuradas  chegou ao mercado após a liquidação do formato perfurada. Existem algumas variedades que são legitimamente raras. Também folhas de impressão sem cortes completa de algumas emissões, têm um fator de raridade.
Formato Internacional de Segurança Impressora Ltd  Londres - UK

                                                                               Acervo: ACosta         .

 

 

 

 

 

 

 

 

             Bicentenário da Revolução Francesa 

           Uruguay-1989 - Prova  de luxo - Gomada

           Acervo: ACosta

               EM BREVE OS ASSOCIADOS DA ABFM   
           ESTARÃO RECEBENDO SUA NOVA
        CARTEIRA DE SÓCIO

           

 

 

                                

                  

                                Le Premier Maçon
                                             Cromo Francês

                           Acervo: ACosta

                                        

                                   VARIEDADES EM PERSONALIZADOS
                                            "
Imagem Deslocada"

 

 

         

 

Guiné- Bissau
Prova de Cor  (emissão de 2006 )
"Homenagem a Mozart"

  Acervo: ACosta

   

    Este selo comemora os cem anos da Loja Veritas  da ordem  IOOF na República Dominica,

 Imagem:   Casa de Tostado,  ( Não é Templo e nem Loja Maçônica)

 

   

O Símbolo: Um olho da providência, acompanhado por três linhas que convergem para as letras: A para Amor, A para Amizade e V para a Verdade, lembra a todos os seus parceiros de que suas ações têm que ser medidas com base nesses conceitos .

 A origem histórica dos Odd Fellows (IOOF) data de  1747 na Irlanda, quando um grupo de associações de trabalhadores se uniram com o propósito de se organizar com o caráter benéfico e fraternal, para assistência recíproca em caso de  doenças e ou outras desgraças  entre os seus.

     Nos primeiros anos da década de 1840 viu a divisão da oddfellismo americana em dois ramos, os companheiros Unidos e Odd Fellows Independente, este último rapidamente se espalhou para outras regiões e continentes, criando lojas no Havaí, Austrália, Nova Zelândia , Canadá, etc. Na década de 1880, os independente decidiu mudar seu nome para Soberano Grande Loja da ordem independente de Odd Fellows (IOOF), com a soberania sobre os territórios que haviam expandido esse ramo. Os objetivos destas sociedades foi cuidar dos doentes, enterrar aqueles que morreram, educar órfãos, viúvas proteger proclamar amizade, amor e verdade como pilares em que basear sua obra.

Para maior esclarecimentos veja no site  abaixo.

  http://www.ioof.org

   Anselmo Costa (AIJP: 1935)

 

 

         Quand la franc-maçonnerie et la philatélie

                          racontente l'histoire

Quando a Mçonaria e a Filatelia Recontam a História!

 

                                  Volume I    -   Volume II

                                (  a venda no  Delcampe ) 

     Uma grande obra, altamente documentada,  uma vasta pesquisa,  assinada por um dos maiores filatelista  da temática maçônica mundial., o Ir.'.:

 Jean-Luc JOING ( França)
      
        623 páginas  (vol. I + vol. II )
              de pura temática Maçônica. 

"Não deixe faltar na sua biblioteca "

                                                              Anselmo Costa (AIJP: 1935)

 

 

Lançamentos

6 Anos ARLS - Cavaleiros de York Nº 31 - RN
II Mostra Filatélica "Maçonaria"  GLERN
40 Anos Grande Loja do Estado do Rio Grande do Norte
75 Anos da Academia Goiana de Letras
50 Anos ARBLS  Atlântida Nº 6
50 Anos ARLS  Lauro Sodré Nº 7
15º Banquete Ritualístico ARLS.Lauro Sodré Nº7
45  Anos  ARLS  Duque de Caxias Nº13
10 Anos Associação Brasileira de Filatelia Maçônica

                                                                     Anselmo Costa (AIJP: 1935)

 

                                 

  LANÇAMENTO DO SELO PERSONALIZADO
COMEMORATIVO 
AOS  45 ANOS DE FUNDAÇÃO DA
 ARLS DUQUE DE CAXIAS Nº 13
GUARÁ - DF

 

 

             ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS MAÇÔNICAS

                                 

PRESIDENTE DE HONRA DA APLM

PROFERE PALESTRA.

A Loja Maçônica "Vale do Hermom" nº 03, Oriente

de Recife e Jurisdicionada pela Grande Loja

Maçônica de Pernambuco, realizou Sessão

Comemorativa de seu 4º Aniversário de Funda-
ção e pela passagem do Dia do Maçom na terça-feira,

19/08/14.Abrilhantando o evento, o irmão

Acadêmico EDGARD BARTOLINI FILHO,

Presidente de Honra da APLM e Past Grão-Mestre

 da GLMPB,proferiu palestra com o tema

"RELIGIOSIDADE E MAÇONARIA",
sendo bastante elogiado ao final.

Foram anotadas as presenças de vários

 Veneráveis Mestres da GLMPE
, assim como do Venerável Mestre da

 Loja Potiguar nº 05, Irmão Joy Allan
e dos irmãos Carlos Crêspo, M.: M.: da

 Loja Fidelitas nº 47; Wilson Magalhães, M.:I.: da Loja

Paz e Harmonia nº 45; todos da GLMPB,
dentre outros.   Ao final foi servido um ágape.

ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS MAÇÔNICA

Fundada aos 20 de agosto de 2004,

a
Academia Paraibana de LetrasMaçônicas
tem sede na cidade de João Pessoa (PB), e conta
com um quadro social constituído exclusivamente de
maçons das 3 (três) potências regulares instaladas
no Estado da Paraiba, distribuído em 33 (trinta e três)
cadeiras, numeradas e patroneadas por um maçom,
estando, atualmente, com o quadro de 27 (vinte e sete)
 cadeiras ocupadas, restando 6 vagas.

Sede :Av. Rio Grande do Sul n.º 1411,
Bairro dos Estados,
 CEP: 58030-021 - João Pessoa (PB)

CONTATOS  titonopb@gmail.com ,
                                                                                    Anselmo Costa (AIJP: 1935)

 

                                 Veja  Imagens do Evento

 

 

      

   NA OCASIÃO SERÁ APRESENTADA UMA MOSTRA

 FILATÉLICA   MAÇÔNICA  ASSINADA POR   RICARDO ROLAND,

 FILATELISTA  E MAÇOM  EMÉRITO DA LOJA  MAÇÔNICA

CAVALEIROS DE YORK Nº31 - NATAL-RN

 

 

 

           

   A
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA MAÇÔNICA
APRESENTA
 A
XV  MOFILMA – MOSTRA FILATÉLICA MAÇÔNICA- ABFM


'10 ANOS DESENVOLVENDO E DIVULGANDO A TEMÁTICA MAÇÔNICA '


ALUSIVA A  XLIII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CMSB
 BELO HORIZONTE - MG
APOIO
CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL
GRANDE LOJA MAÇÔNICA DE MINAS GERAIS
EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS
BELO HORIZONTE - MG
Local: Dayrell Hotel & Centro de Convenções
 26 a 30 de julho de 2014
Foyer  do 1ºandar ( 09h00 às 18h00 )
 R. Espírito Santo, 901 - Belo Horizonte - Minas Gerais Brasil

 

 

 



Emitidos pelos Correios da Alemanha este par de selos
personalizados homenageia um dos grandes vultos da
 Maçonaria na Alemanha
2011- Alemanha - Selo Personalizado adesivo, com valor
facial de 40 e 50 cents. Karl Benjamin Preusker - Nascido em
Lobau, Alta Lusacia-Alemanha em  22 de setembro  1786
† em Großenhain  13 de abril 1871. Iniciado na Loja Maçônica
 “O Muro de Ouro” em Bautzen,  chegando ao grau de Companheiro.
Foi: Maçom –Arqueólogo Reformador-Escritor
e o fundador da Primeira Biblioteca Pública da Alemanha
 Anselmo Costa (AIJP: 1935)

  Acervo: ACosta

 

               A Conferência Mundial de Grandes Lojas Maçônicas regulares
 marcado em selos romenos
O selo com o valor facial de lei 3.30 ilustra uma série de símbolos básicos
da Maçonaria. Completando, a Acácia sugere o princípio da imortalidade.

No selo com o valor facial de 9,10 lei é reproduzida uma das principais
figuras da história da Maçonaria Romena  , Grão-Mestre Sever Frentiu ,
um artista excepcional que fez a união maçônica mais importante da história
 nacional , criando o que hoje conhecemos como a Grande Loja Nacional da
Romênia.

O auto-retrato do Grão-Mestre Sever Frentiu , pintado em óleo sobre tela em
1957, é magistralmente reproduzida no selo postal, a concepção artística
gráfica de toda a questão da reunificaçã, em uma apresentação elegante,
com símbolos maçônicos e  romeno de grande valor .
Os dois selos são unidas por uma cobertura de primeiro dia é um produto
especial, o álbum filatélico, criado em uma edição limitada de 325 unidades.
 e equipado com o bloco de 2 selos com  elementos gráficos , e o FDC, tendo
o carimbo de primeiro dia. Ambos os produtos do álbum filatélico são numerados
 em preto 001-325 .
Os selos postais da Conferência Mundial de Grandes Lojas Maçônicas regulares
 estarão disponíveis em todas Romfilatelia (agências postais) em  Bucharest e em
 todo o país .
Romfilatelia agradece  a Grande Loja Nacional da Roménia , pela Amizade,
Tolerância e Associação.
A Sra. Dorana Cosoveanu , autora  do álbum " Sever Frentiu "  pelo apoio
concedido  na realização desta edição postal.
Fonte:
Romfilatelia (Post Office Romania)

 Anselmo Costa (AIJP: 1935)
 

                                       Acervo: ACosta

              

  100 Anos da Loja Maçônica ZARÍA (Sofia-Bulgaria)

  Em  janeiro de 1914 a Loja Maçônica Zaria foi criada
   e reconhecida como regular em  março de 1914 pela
  Grande Loja da França sob No.463.  Sua  instalação
  oficial foi realizada em 15 de abril do mesmo ano,
  em Sofia.
  O Instituto Educacional Zaria foi criado em 1914 com
  o objetivo de divulgação de ideais morais maçônicos
  entre os cidadãos búlgaros.
  Anselmo Costa (AIJP: 1935)

  Acervo: ACosta

 

      Há quatro anos  foi lançado o selo comemorativo
      dos 48 anos de fundação da  Aug∴ Resp∴ e  Ben∴
      Loja Maçônica Santuário de Adonai   Nº 4 , Or. de
      Brasília-DF.

      Nesta última sexta feira dia 11.4.2014,  em sessão
      magna comemorativa aos  52  anos  de sua  funda-
      -ção, foi  relembrado  aquele   momento    histórico
      registrado   nos   anais  da  Loja  e   da  Filatelia
      Nacional  e em especial  na Temática Maçônica
       Universal, através da  ABFM-Associação Brasileira
       de Filatelia Maçônica.

      A ABFM sente-se honrada em  contribuir para a
       perpetuação dos fatos na história.

.      Anselmo Costa (AIJP: 1935)
   

 

   Recebemos este belo envelope  da Loja Especial,
   Harmonia e Paz- GOB- Cuiabá-MT.

   O selo homenageia em especial o  Dia do Maçom
   e as potências Maçônica do Estado de Mato Grosso.

   Um trabalho bem elaborado  e significativo, nota-se
   que as três  potências: Grande Loja  Maçônica   de
   Mato Grosso, Grande Oriente  do Estado de   Mato
   Grosso  e  Grande  Oriente  do  Brasil  Mato Grosso
   formam  um triângulo, a imagem  (cachet) no  enve-
   lope é da  cidade de Cuiabá,  também  no  selo às 
   potência formam igual um triângulo.

  As três Instituições Maçônicas de Mato Grosso, o
  Grande Oriente do Estado de Mato Grosso-GOEMT,
  a Grande Loja do Estado de Mato Grosso-GLEMT e
  o Grande Oriente do Brasil Mato Grosso -  GOB/MT,
  aprimora e aperfeiçoa intensamente a convivência
  fraternal que impera entre Dirigentes, Lojas e Membros,
  em  2010, numa decisão sem precedentes, criaram a
  Loja Especial Concórdia, Harmonia e Paz, especifica-
  mente para realização de uma Sessão Magna anual
  comemorativa ao dia do Maçom, no 20 de agosto,
  como forma de exaltar essa singular amizade maçônica.

. Anselmo Costa (AIJP: 1935)
  

   

    O selo marca os 40 anos de fundação da Loja
    Maçônica Doze de Novembro nº 164
   O lançamento da peça filatélica é uma
   iniciativa dos obreiros da Loja, que solicitaram
  aos Correios a confecção do selo personalizado.
“ Considero que o selo postal comemorativo, além
  do valor filatélico, retrata e perpetua momentos
  importantes na vida de pessoas e entidades, pelo
  interesse sentimental, cultural e econômico que
  desperta. O selo ora emitido, ricamente produzido
  pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
  imortaliza a data de comemoração dos 40 anos
  de Fundação da Loja Maçônica Doze de Novem-
  bro nº 164, Oriente de Rio Preto, filiada à GLESP,
  constituindo-se numa justa homenagem às pessoas
  que a edificaram e um tributo à Maçonaria Universal”,
  afirma Jarbas Linhares da Silva, Venerável Mestre
  da Loja Doze de Novembro nº 164. Sobre o Selo
  A peça que marca os 40 anos da Loja Maçônica
  Doze de Novembro nº 164 é composta por duas
  partes: na primeira, ao centro, o monumento dos
  candangos, peça  do escultor Bruno Giorgio que
  simboliza os trabalhadores que construíram a
  cidade de Brasília. À sua direita, aparece
  o perfil do prédio do Congresso Nacional e, à
  sua esquerda,  a imagem translúcida da Bandeira
  Nacional. Na segunda  parte, peça estampa uma
  fotografia da fachada da Loja Maçônica. Acima,
 do lado esquerdo, a imagem de um  esquadro e
 compasso, um dos símbolos que identificam a
  Maçonaria. Ambos são ferramentas do arquiteto
 e utilizados em rituais maçônicos como emblemas
 simbólicos para ensinar as lições. E do lado
 direito, a inscrição “40 Anos” em referência ao
 aniversário dessa entidade  fraternal. Completam
 o conjunto visual os dizeres:  A.R.L.S. – DOZE
 DE NOVEMBRO – 164 – GLESP – 1973 – 2013.
  Reportagem: Carlos Roberto Favarão (Abrajof 305)

 

        

  

        

Série de 2 selos + 1 bloco de 3 valores da Romênia emitido em 2004, cujos selos
comemoram, respectivamente: 1 – 450 anos que Mercator realiza o grande mapa
da Europa, Europae descriptio, 1554 (450 years Mercator prints the great map of
Europe, 1554) e 400 anos que Hondius publica o Atlas Hondius-Mercator, 1604
(400 years Hondius publishes the Mercator Hondius Atlas, 1604). Esta famosa
 gravura datada de 1619 foi adicionada em edições posteriores do Atlas Hondius-
Mercator e mostra, com toda a parafernália de sua arte, ambos os flamengos: do
lado esquerdo Gerardo Mercator e do lado direito Jodocus Hondius. Um mapa de
 parede da Europa aparece em segundo plano, assim como os instrumentos
cartográficos e científicos. A justaposição é, talvez, a intenção de refletir a posi-
ção de Jodocus Hondius como sucessor assumido de Mercator, desde que ele
adquiriu as placas de cobre do Atlas de Mercator em 1604 (alguns anos após a
morte de Mercator). Para capitalizar sobre a fama de Mercator, ele tinha este
retrato duplo produzido para ajudar a comercializar os seus Atlas impressos,
 mostrando o trabalho dos dois em colaboração.  2 – Vigésimo terceiro (23º)
 Congresso da UPU – União Postal Universal, ocorrido em Bucareste, capital da
Romênia em 2004 (The 23th congress of the Universal Postal Union, 2004 Bu-
charest, Romania) 3 – Aniversário de 550 anos do nascimento de Américo Ves-
púcio, 1454-1512 (550 years from the birth of Americo Vespucci, 1454-1512).
GIRAFAMANIA  (Fonte)
Obs. Curiosamente foi inserido um esquadro e compasso entrelaçados (veja seta).
  Acervo: ACosta

 

      MENSAGENS DE FINAL DE ANO  RECEBIDAS

   Chambaud wladimir , J.M.Sauvaitre ,
  Gilvaldar e Família
., Ginaldo,Jadwiga e
   Jean-Luc Flaccus  , Amauri Serralvo, 27,
    Paulo Rocha, REVISTA MAÇÔNICA ARTE REAL ,
 
    Marco Antonio de Moraes,  Francis Guy Cévènes,
 "Agradeço e retribuo votos de Boas Festa e Feliz Ano Novo.
    João Vieira de Rezende  Agência Filatélica - Aracaju/Se,
    DBXimendes, ANDRÊ LUÍS DIAS GOMES ,Henrique B.
   Ferreira, Terezinha Costa, 
Luiz Paulo & família, Rau
  Ferreira,  Cleyse Mary da Silva Gomes ,
  lorenafilatelia, 
SINDLOJA Caruaru,  Soberano
  Tours.
Carlos Teófilo- Grande Inspetor Litúrgico DF.,
  Academia Paraibana de Letras Maçônicas,

    ******
  
 “Merry Christmas and Happy New Year!”
    
Peter Hristov, 33º
      Grand Minister of State
      SC AASR in Bulgaria

    *************
    "Christmas Greetings from the Supreme
     Council for Bulgaria"    
    
SGC Peter Kalpaktchiev

       **********
      Muchas Gratias

   " ti prego voler far girare ai tuoi collegati il mio
     messaggio  di auguri"  molte grazie
    auguri a tutti voi di buone feste e buon 2014 e.v.
    da cristiano franceschini
    direttore museo simbologia massonica firenze italia
    www.musma.firenze.it

         ************
    Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca
    Departamento de Filatelia e Produtos-Correios
    Obrigada amigos da ABFM. ,  TAMBÉM DESEJO
   A TODOS  UM FELIZ NATAL,  sempre com a
   presença de DEUS em tudo  o que empreenderem 
   neste NATAL e em 2014.
    Abraços a todos.

             ************
 

 

    EMISSÃO PARA COMEMORAR O 10º ANIVERSÁRIO DE
   FUNDAÇÃO DA ABFM - NOVO TIPO DE PERSONALIZADO
  EMITIDO PELOS CORREIOS POR  OCASIÃO DA  REALIZAÇÃO
  DA   BRASILIANA2013 / RIO DE JANEIRO - RJ . 
  -INFORMAMOS AOS SÓCIOS DA ABFM QUE OS MESMO
  RECEBERÃO COMO CORTESIA  DA ABFM UM EXEMPLAR
  DESTA EMISSÃO
.

              

 

                 

 30 Anos da Loja Maçônica Ir.'. Firmino Escada 
Lorena (SP)

Para comemorar seus 30 Anos de fundação a Loja Maçônica
Ir.'. Firmino Escada Nº2220 do Oriente de Lorena (SP) contou
com lançamento de Selo personalizado  da Empresa Brasileira
de Correios e Telégrafos .  Parabenizamos à  todos os obreiros
da Loja através de seu VM Ir. Márcio de Oliveira que gentilmente
nos envia  os exemplares para nosso acervo e divulgação em
exposições filatélicas alusiva a Maçonaria Universal.

A ABFM-Associação Brasileira de Filatélia Maçônica,  solicita
às Lojas Maçônicas que tenham emitido selos postal  sempre que
possível  nos envie exemplares para uma maior divulgação e
fortalecimento da Temática Maçônica.

                 

Raridades daTemática Maçônica

   

Prova do selo de 1935 definitiva em alto relevo , Templo

 Maçônico de Tegucigalpa Honduras- American Banknote

 Company, New York American Banknote Company, New

York Sunken Die Proof of 1935 Masonic Temple at Tegucigalpa

Honduras

Raríssimo (só  existem 2 )

  Acervo: ACosta

Prova do selo de 1949, Templo Maçônico de Tegucigalpa

 Honduras- American Banknote Company, New York

American Banknote Company, New York Die Proof of

1949 Masonic Temple at Tegucigalpa Honduras

.  Acervo: ACosta

 <

Eminentes Mares de Honduras -1936- Serviço Postal de Navio

 a Vapor com destino aos EUA

. Os selos de 2c e 1c receberão como carimbo a digital

do Puser (Chiefe Officer) imantada com tinta preta, a peça

filatélica trás o selo de 1c alusivo a Loja Maçônica Igualdade

de Tegucigalpa, Honduras.

  Acervo: ACosta

                         XLII Assembleia  Geral Ordinária 
           Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil -2013
               Grande Loja Maçônica de Mato Grosso do Sul
           XIV MOFILMA - Mostra Filatélica Maçônica - ABFM
                                     Campo Grande  -MS
          LANÇAMENTO DO CARIMBO COMEMORATIVO  E SELO

      

  Acervo: ACosta

 

 

  X CONFERÊNCIA MUNDIAL DAS GRANDES LOJAS REGULARES

  PAIS: GABÃO

  ANO: 2009

  FOLHINHA DE 4 X 250F E 4X 5000F

  CONSIDERADA UMA DAS RARIDADES DA TEMÁTICA MAÇÔNICA

 

 

 

 

 

 

 

                                                                       Acervo: ACosta


 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.filateliamaconica.org -ABFM  - 2004-2017 - abfmbsb@gmail.com